TRATAMENTOS

Nutricionista

A nutrição é uma ciência que estuda todos os processos por meios dos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. As definições sobre nutrição mais simples enfocam apenas o aspecto fisiológico da nutrição e limitam o seu verdadeiro sentido. Mas a nutrição é bem mais ampla e complexa, envolvendo aspectos desde a seleção e escolha dos alimentos, passando pelo contexto de vida do indivíduo até sua relação com a saúde e doença, sem esquecer os aspectos fisiológicos. Dessa forma inclui implicações sociais, econômicas, culturais e psicológicas relacionadas aos alimentos e à alimentação.

Por que consultar um nutricionista?

Ter qualidade de vida é algo que depende de diversos fatores. Sua rotina agitada pode ser equilibrada se você praticar exercícios físicos regularmente e se alimentar corretamente. A combinação dessas duas ações traz uma série de benefícios e torna a vida mais saudável e prazerosa. Começar a alimentar-se corretamente não é uma tarefa fácil, pois nós estamos expostos a várias tentações ao longo do dia. Porém, ao acostumar-se com alimentos saudáveis, sendo consumidos na hora certa, o metabolismo funciona melhor e isso potencializa os efeitos pretendidos com as atividades físicas. O nutricionista vai analisar suas necessidades de alimentação diária e listar como e o que você deve comer para se manter saudável. É ele quem pode te receitar vitaminas e suplementos, sempre respeitando os limites do seu corpo.

DICA – ABSORÇÃO DE VITAMINA D

vitamina_D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, e é a única vitamina que pode ser produzida pelo organismo por meio dos raios ultravioletas do sol. A pró-vitamina D ingerida e sob a ação da radiação ultravioleta da luz solar se transforma em vitamina D, que se concentra na pele. Promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Também ajuda a manter os níveis sanguíneos de fósforo. Os alimentos fontes de vitamina D são peixes (sardinha, salmão, arenque); ostras; óleo de fígado de bacalhau; fígado; ovos; leite e derivados; e cereais. A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela deficiência alimentar. A exposição adequada para absorção através dos raios solares é de 10-15 minutos (pernas, braços e tronco), sem filtro solar, sendo necessário a exposição no horário correto: de manhã cedo ou final da tarde. Os sintomas de falta de vitamina D no organismo incluem: desenvolvimento de osteoporose nos adultos, insônia, nervosismo excessivo e diarreia.